terça-feira, 3 de abril de 2012

A idade das filhas.

     Como temos aí um feriadão, vou deixar aqui um desafio que talvez ocupe sua cabeça durante todo esse período. Este é um daqueles problemas simples, porém complicados e que nunca nos esquecemos dele.
     Admito que fiquei intrigado quando o vi pela primeira vez, mas garanto que existe uma solução lógica e matemática para ele, além disso só é preciso saber somar, multiplicar e raciocinar. Vamos ao problema:


Dois amigos matemáticos, João e Carlos, se encontraram e começaram a seguinte conversa:
- E aí João, quanto tempo, como vão as coisas?
- Está tudo certo meu amigo, estou casado e tenho três filhas. - disse João.
- Nossa... É mesmo? E que idade tem as suas filhas? - perguntou Carlos, surpreso.
- Você vai saber de primeira, pois a soma das idades das minhas filhas é o número da sua casa, e se multiplicar a idade delas, o resultado é exatamente a sua idade, ou seja 36 anos.
- Agora eu quase consigo saber a idade das suas filhas, mas ainda me falta um dado. - retrucou Carlos, após pensar alguns segundos.
- Ah... sim, tens razão, a minha filha mais velha toca piano.

     No fim do diálogo Carlos estava alegre por saber enfim a idade das filhas de João. E você, já descobriu a idade das filhas dele?

Na segunda-feira dia 09/04/2012 darei a solução do problema, até lá pensem bem em como resolvê-lo.

Veja aqui a solução para este enigma.

1 comentários:

Postar um comentário

 
;