sábado, 31 de março de 2012

Qual é a mais pesada?

       Certa vez um matemático foi desafiado com um problema que chamou muito a sua atenção. O problema consistia em descobrir qual era a pérola mais pesada dentre 7 pérolas de igual tamanho, forma e cor, onde 6 pérolas possuíam o mesmo peso e apenas uma delas era mais pesada que as demais. Para resolver este problema o Matemático tinha uma balança como esta logo abaixo, que chamamos de balança de comparação, uma vez que quando comparadas duas medidas de massa, a maior faz o prato descer.


      O grande problema é que para descobrir qual pérola era a mais pesada ele só poderia utilizar a balança, e apenas duas vezes. É claro que o Matemático conseguiu escapar deste enigma, e solucionou o problema com grande destreza. E você, sabe como ele descobriu a pérola mais pesada?

Notas:
  • Procure no dicionário o que significa a palavra destreza, caso não conheça a palavra.
  • A resposta do enigma eu darei na terça-feira (03/04/2012)
Bibliografia: O homem que calculava - Malba Tahan

Para ver a solução do problema clique aqui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Coloque 3 perolas de cada lado da balança. Caso a balança fique equilibrada, a perola mais pesada é a que não estão na balança. Portanto é só colocar uma de cada lado da balança para descobrir qual é a mais pesada. Porém, caso a balança penda para um dos lados, retire as 3 perolas do lado que ficou mais pesado e pese duas delas. Daí, caso a balança se equilibre, a perola mais pesada é a que não está sendo pesada. Caso contrário, a balança revelará qual das duas é a mais pesada.

Romulo Mussel disse...

Boa, é isso aí mesmo. Parabéns!!! Continue participando!!!

Anônimo disse...

ai professor romulo achei o blog aleluia e muito legal seu blog parabens

Anônimo disse...

Existe outra forma
Coloque duas em cada lado da balança, se algum lado abaixar é por que a pérola esta la , daí é só pesar novamente e encontra-lá,mais se os dois lados se equilibrarem,nó vamos para a segunda tentativa que é a que usaremos as outras três pérolas que restaram, que é onde pesaremos duas, se um lado descer é por que aquela é a mais pesada e se eles se equilibrarem é por que a 3ª pérola que não foi pesada é a mais pesada.

Postar um comentário

 
;